Conheça a importância dos projetos estruturais

Ainda existe muita dúvida quanto ao termo projetos estruturais e gera muita confusão, principalmente para quem está começando uma obra.

Na verdade, se trata de um projeto que está alinhado ao projeto arquitetônico, pois está baseado no dimensionamento e detalhamento de todos os elementos estruturais, como vigas, pilares e vigas.

E somente um profissional capacitado será capaz de desenvolver, que na maioria das vezes, é um engenheiro calculista.

Mas aqui você vai saber porque o projeto estrutural é uma das partes mais importantes de uma construção e, principalmente, porque você deve contratar uma empresa especializada para desenvolver esse projeto.

O que são projetos estruturais?

Projetos estruturais são aqueles onde se faz todo o dimensionamento da estrutura e de todos os elementos que fazem parte dessa estrutura: pilares, fundações, vigas e lajes.

Além disso, toda a elaboração do projeto vai se basear nos materiais que serão utilizados, por exemplo, concreto, aço, madeira, etc, juntamente com a sua aplicação.

Para você entender melhor, saiba que qualquer edificação é composta por partes resistentes e não resistentes. E o conjunto das partes resistentes, dá-se o nome de estrutura.

E é fundamental conhecer todas as peças da estrutura para se fazer um projeto estrutural.

Por que fazer um projeto estrutural?

O principal objetivo de um projeto estrutural é sustentar a edificação e saiba que cada tipo de estrutura exige cálculos específicos, sempre de acordo com as normas.

Para isso, é essencial que você conte com uma empresa que tenha a capacidade técnica na sua elaboração, principalmente porque estamos falando de segurança.

Então, serão analisadas todas as questões a fim de viabilizar a construção, como por exemplo, o terreno e qual estrutura mais adequada para cada tipo de terreno.

E saiba que a Construtora Fast em Niterói dispõe de profissionais altamente habilitados e experientes na confecção de projetos estruturais.

Conheça as etapas do projeto estrutural

Para você entender melhor como é o processo, listamos abaixo as etapas de um projeto estrutural:

1. Criação do projeto
Tendo em mãos o projeto arquitetônico, se dá início a criação do projeto estrutural, com base nos elementos da estrutura, que podem ser de concreto, metal, alvenaria, etc.

Além disso, se faz um pré-dimensionamento das vigas, pilares, lajes, fundações, etc. Em relação à fundação, é muito importante o estudo do solo, a fim de preservar a segurança.

2. Análise estrutural
Nesse momento, depois da concepção do projeto, é a hora de dimensionar todos os efeitos originados das ações anteriormente citadas.

Essa etapa é muito importante, pois se não for bem feita, pode acarretar erros na fase de dimensionamento.

3. Dimensionamento e detalhamento
Como o próprio nome diz, com base na análise estrutural, é possível dimensionar todas as áreas e detalhar todas as peças a serem utilizadas.

4. Documentação
Depois de tudo pronto, é necessário a emissão de documentação, chamada de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica -, para que enfim, a obra possa começar.

 

Quais são as vantagens dos projetos estruturais?

Veja as principais vantagens dos projetos estruturais:

  • Promover maior segurança à edificação e aos usuários;
  • Usar os materiais adequados;
  • Atender às necessidades do cliente;
  • Projeto personalizado;
  • Redução de custos;
  • Auxilia na manutenção;
  • Menor tempo de obra;
  • Segue todas as normas exigidas.

Por que contratar a Construtora Fast em Niterói para executar projetos estruturais?

Quando se fala em um projeto estrutural refere-se ao dimensionamento de todas as estruturas, como lajes, vigas, pilares e fundação.

E seria uma temeridade você contratar, por exemplo, um pedreiro para realizar esse trabalho. Por que?

Porque estamos falando da sustentação da edificação, logo, muitos fatores estão envolvidos, que podem comprometer a segurança da construção.

Além disso, seu custo será muito maior, se não seguir todas as orientações de um profissional responsável pelo cálculo estrutural. Vale lembrar também que o prazo da execução da obra pode ser muito mais demorado.

Por isso que é essencial contratar uma empresa que lhe forneça segurança, além de economia e durabilidade da construção, onde a Construtora Fast  é uma referência de mercado.

Agende uma visita, que teremos o maior prazer em lhe atender. A nossa maior preocupação é com a segurança e saiba que dispomos de uma equipe especializada na confecção de projetos estruturais.

× (21) 99235-3865