O Que Significa Responsabilidade Técnica

Em primeiro lugar, saiba que uma obra sem responsabilidade técnica é ilegal, e deve cumprir uma série de exigências.

Então, seja um engenheiro ou arquiteto, esses profissionais são responsáveis pela execução da obra. O arquiteto sendo responsável técnico pelo projeto e o engenheiro, o responsável técnico pela execução da obra.

Por isso que é fundamental você contratar uma empresa confiável, de forma a lhe garantir que a obra está segura.

Mas aqui, vamos lhe explicar como funciona, porque é obrigatória por lei, e muito mais.

O que é responsabilidade técnica?

Para você entender um pouco melhor o que é responsabilidade técnica, basta prestar atenção ao próprio nome, ou seja, um profissional que assume a responsabilidade pela execução da obra.

É uma garantia que a sua obra esteja de acordo com todas as normas e tenha em mente que é obrigatório, caso contrário sua obra estará ilegal.

Tanto que é regra todas as placas de obras, documentos oficiais e divulgação de empreendimentos, devem conter o nome do profissional ou empresa responsável.

O que é ART?

A sigla ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica, isto é, um instrumento onde o profissional registra as atividades técnicas solicitadas em contrato.

Esse documento é feito através de um formulário eletrônico, disponível no site do Crea. E cabe ao profissional responsável registrar os principais dados do contrato.

Mas para que serve?

  • Identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados;
  • Confere legitimidade ao profissional ou empresa;
  • Comprova a capacidade técnica do profissional ou empresa.

Então, qualquer obra, seja residencial ou comercial, é obrigatório o uso da ART. E se o profissional não for registrado no Conselho Profissional específico, seja o Crea ou o CAU, não pode executar nenhuma obra.

Na verdade, é mais uma garantia para o cliente, pois ele tem a segurança que o serviço está sendo feito por um profissional habilitado.

Por que é importante contratar uma empresa para a execução da sua obra?

Acontece que é muito comum algumas pessoas contratarem profissionais que não são habilitados para construir ou reformar. E essa informalidade é muito mais recorrente do que você pode imaginar.

Só que não fazem a mínima ideia do risco que estão correndo, o que pode acabar comprometendo toda a estrutura da edificação.

Por isso que nós, da Construtora Fast, dispomos de profissionais arquitetos e engenheiros, onde cada um responderá sobre a responsabilidade técnica específica.

No caso dos arquitetos, além de emitirem o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica -, se responsabilizam por todo o acompanhamento da obra.

Já no caso dos engenheiros, como já foi dito acima, emitem a ART, cabendo a eles a fiscalização e a responsabilidade pela obra.

Na verdade, segundo a legislação, você pode contratar ou um engenheiro civil como um arquiteto, com atribuições profissionais específicas.

Então, se você está pensando em construir ou reformar, preste bastante atenção e tenha em mente nos riscos envolvidos ao contratar profissionais não habilitados.

Por isso, venha nos fazer uma visita. Nós contamos com uma equipe para lhe dar toda a assessoria e suporte durante a sua obra.

Nosso compromisso está pautado que a execução da sua obra atenda toda a legislação e normalização vigente, sempre prezando pela sua segurança.

× (21) 99235-3865