Vistoria Predial em Niterói: O que é e como funciona?

É importante lembrar que, vistoria predial também pode ser chamada de inspeção predial ou autovistoria, sendo um serviço exigido por lei e deve ser realizada por um profissional capacitado.

Na verdade, alguns anos atrás, essa vistoria estava baseada exclusivamente em identificar problemas na construção, assim como na manutenção, mas hoje, seu maior foco está na prevenção.

E a partir da detecção de qualquer falha, medidas são prontamente tomadas para reduzir os riscos dos usuários, inclusive para evitar possíveis acidentes.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não contratar uma empresa em Niterói para essa inspeção, veja abaixo o que é e porque é muito importante, em especial no quesito segurança.

O que é vistoria predial?

Então, vistoria predial, como o próprio nome diz, refere-se à análise e verificação de todas as condições técnicas de uso e manutenção das edificações.

Essa avaliação é realizada por profissionais habilitados, que são devidamente registrados no CREA.

O que esses profissionais fazem? Verificam alterações na edificação, com o objetivo de prevenção e maior segurança, ou seja, avaliam o estado de conservação, funcionamento e manutenção.

É obrigatório fazer essa vistoria?

Sim, não apenas em edifícios privados como também em prédios públicos. Mas por que é obrigatório?

Para certificar as condições de segurança, estabilidade e conservação das edificações. E a vistoria predial passou a ser exigida depois de vários acidentes que aconteceram, como por exemplo, o desabamento de três prédios na Cinelândia em 2012.

Lembrando que esse desabamento mostrou sérias falhas na manutenção e conservação do prédio.

Por isso que é importante que síndicos e moradores tenham uma maior consciência da sua importância e é fundamental buscar por uma empresa capacitada, como a Construtora Alta em Niterói.

Qual é a importância do laudo de inspeção predial?

Você que é síndico ou mesmo morador de um condomínio, saiba que é através do laudo de vistoria predial que se consegue ter noção real de todos os problemas presentes.

Com um laudo em mãos, é possível identificar a necessidade de ações corretivas e preventivas.

Cabe aos responsáveis pela edificação a realização de todas as medidas necessárias para corrigir as falhas. E para isso, é preciso contratar uma empresa especializada.

A Construtora Fast é uma empresa em Niterói que conta com profissionais altamente capacitados para os serviços de correção, de acordo com as normas técnicas.

Como funciona?

Vamos supor que apareça uma rachadura no prédio. É muito importante entrar em contato imediatamente com uma empresa capacitada, a fim de avaliar as causas.

Acontece que alguns síndicos negligenciam, aumentando muito as chances do problema piorar ou na pior das hipóteses, até causar um acidente.

O responsável vai fazer uma vistoria e emitir um laudo técnico. O ideal é que o reparo seja feito o mais rápido possível, inclusive é mais uma economia para o edifício.

Veja alguns itens a serem avaliados:

  • Estruturas e fundações;
  • Revestimentos;
  • Esquadrias;
  • Instalações hidráulicas e elétricas;
  • Instalações de gás;
  • Coberturas;
  • Áreas de lazer;
  • Sistemas de combate a incêndio.

Conheça os benefícios da vistoria predial

Separamos aqui os principais benefícios da vistoria predial em Niterói:

  • Conservar e recuperar a capacidade funcional
  • Proporcionar maior segurança aos usuários
  • Aumento da vida útil das edificações
  • Prevenção de deterioração

Lembrando que a inspeção predial é realizada em todas as áreas do edifício, tanto as comuns como os apartamentos em si.

É importante a vistoria nos apartamentos, pois muitas vezes uma boa parte dos problemas encontra-se ali.

Qual é prazo que devo fazer a vistoria predial?

Então, tudo vai depender do estado de conservação e manutenção da edificação vistoriada.

Apesar de haver uma lei que obriga essa vistoria, muitas vezes, não é cumprida. Mas geralmente, o critério usado é o da idade da edificação:

  • A cada 3 anos para edificações até 15 anos;
  • A cada 2 anos para edificações de 15 a 30 anos;
  • A cada ano para construções com mais de 30 anos.

Mas é preciso ter em mente a sua importância, pois os sistemas e elementos da construção sofrem desgastes ao longo do tempo e isso acaba interferindo diretamente em instalações hidráulicas, revestimento de fachadas, entre outros.

E caso não se preste muita atenção a todos esses pontos, pode acarretar vários prejuízos, como perda do desempenho de sistemas, assim como risco de acidentes.

Escolhendo uma empresa para fazer a vistoria

Antes de mais nada, saiba que a vistoria predial em Niterói pode ser feita por um engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações.

Os profissionais fazem uma avaliação de infiltrações, corrosão por ferrugem, lajes e vigas, impermeabilização, enfim, um check-up da edificação.

É importante estar cercado de uma empresa que possa lhe fornecer a segurança que o trabalho será bem executado, seguindo todas as normas técnicas.

E nesse caso, a Construtora Fast é uma empresa com mais de 20 anos de experiência e preza principalmente pelo profissionalismo e por oferecer um serviço de qualidade, onde sua principal preocupação é a satisfação dos seus clientes.

× (21) 99235-3865